Na edição 154 do Jornal A Tribuna, produzi uma matéria sobre a corrida pelas cadeiras da mesa diretora da Câmara Municipal de Pouso Alegre. Eu recebi essa dica de pauta de uma pessoa que está envolvida e corri atrás. Entrevistei todos os vereadores eleitos e percebi que está acontecendo uma grande rivalidade entre eles, não digo entre os vereadores em si, mas entre os partidos.
Se são 4 lugares na mesa e 6 partidos, algum vai ficar de fora, mas é preciso entender que existem os outros cargos, como líder do prefeito, líder do partido (no caso o líder do PT terá maior visibilidade) e presidentes de comissões, e existem as comissões mais “queridas” dos vereadores, e a preferência é as que dão maior prestigio, como a de Justiça e Redação, que trata de todos os assuntos. Nenhum projeto de lei ou resolução pode tramitar na Câmara sem o parecer dessa Comissão.
A comissão de Administração Financeira e Orçamentária opina sobre todos os assuntos desta natureza e sem o parecer dessa comissão não é possível mover uma palha (relacionado a dim dim) dentro da prefeitura ou da câmara.Agora a comissão de Ordem Social é onde os vereadores opinam sobre assuntos educacionais, artísticos, culturais, desportivos, os relacionados com a saúde, assistência e previdências sociais. E deveria ser dada maior importância para essa comissão, já que ela trata de assuntos diretamente ligados ao povo, como saúde, educação e cultura.
E por último, tem a comissão de Administração Pública, que trata principalmente de normas gerais de licitação, compra de produtos, contratação de obras e serviços da administração direta e indireta; turismo e defesa do consumidor, transportes públicos, dentre outros.
A menina dos olhos dos vereadores que não participam da mesa diretora é a presidência da comissão de Justiça e Redação. Hoje eu acredito que ainda não começaram as conversações para a composição das comissões, mas sem sombra de dúvidas, depois da mesa diretora, essas comissões vão dar o que falar.
Fazer o que gosto ---- é garantir o que sinto!
terça-feira, 28 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
A briga vai ser feia, mas os vereadores do PT levam vantagem... PH presidente!
Também acho que a coligação do prefeito leva vantagem. Afinal, fizeram o poder executivo e maioria na Câmara.
Bacana o texto, bem esclarecedor.
Sara, Parabéns pela exposição de idéias e sobre a explicação das atribuições de cada comissão dentro da Cãmara. Vamos aguardar e ver se haverá acordo ou teremos uma segunda chapa na disputa da mesa diretora.
Postar um comentário