Fazer o que gosto ---- é garantir o que sinto!

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Na Boca do Povo

Terminei de ler o livro do NP já faz algum tempo, mas não tive como vir aqui no Blog e fazer mais alguns comentários. Mas hoje aconteceu um fato interessante e eu fiquei instigada a escrever mais por aqui. Tem uma aluna de jornalismo que está fazendo a análise dos jornais de Pouso Alegre para seu trabalho de conclusão de curso, ela esteve hoje na redação para fazer uma entrevista comigo, eu como não estou acostumada a estar do lado de lá, me perdi um pouco, mas é bom para ver como se sentem nossos entrevistados... rs...

O assunto que ela se propôs a falar é muito interessante, muita gente fala demais sobre os jornais da cidade, mas ninguém teve a coragem de analisar um por um e ver o que realmente é proposto por esses jornais e o que eles levam para os leitores e principalmente, como ele é visto por esse leitor, se existe uma coerência na passagem dessas três etapas. Ela está fazendo isso e o principal, está ouvindo todos os tipos de leitores, jornaleiros, editores dos jornais da cidade, etc..

Segundo o que ela pode me relatar o Jornal A Tribuna é o único que passa impecavelmente por esses três pontos, tem seus defeitos sim, ela me relatou alguns como erros de português e às vezes o uso abusivo de imagens chocantes. Ela disse que um leitor disse comprar o jornal apenas para ver acidentes e tem também quem apenas lê as páginas de política. E que é jornal A Tribuna que está na “Boca do Povo”, quando ela pergunta – “Qual jornal você lê” a resposta sempre é Tribuna, seguido pelo Jornal do Estado e depois os outros jornais.

Um fato interessante é que as pessoas não lembram o nome do Jornal Diário, mesmo que elas leiam o jornal, é difícil lembrar o nome, eles dizem “Diário do Sapucaí”, “Folha do Sapucaí” etc, e quando ela dá uma ajudinha, eles lembram que é Jornal Diário. Eu acho que isso se deve ao fato da constante mudança que o jornal tem em sua diagramação, ele não tem o compromisso de manter uma linha padrão. Lembro que há uns 2 anos a Folha de S. Paulo fez uma mudança gráfica e fez isso aos poucos, e quando terminou lançou um caderno especial mostrando item por item o que foi mudado.

Essa preocupação é muito visível no Tribuna que nunca mudou sua logomarca e mantém suas vinhetas, colunas e o principal, o Compromisso com a Verdade. O trabalho dela vai ser apresentado no dia 5 de dezembro, eu espero estar lá e continuar tendo orgulho de um dia ter trabalhado no, agora sim confirmado, melhor jornal de Pouso Alegre da atualidade.

3 comentários:

Anônimo disse...

Isso aí, se satisfaz o público alvo, então cumpre o objetivo.

Anônimo disse...

Mudou o título é? hehe
Na boca do povo ficou melhor mesmo.

Daniela Ayres disse...

Ô belezinha da mamãe, falar com jornalista é difícil mesmo, hein? Vão falar que eu tô de conluio... hehehehe
Entrei aqui para dizer a data da apresentação e olhe o que eu encontro? Bem, fica a propaganda, não é? Espero que esteja lá, dia 05 de dezembro, às 20 horas. Abração! Daniela Ayres